× Principal
A Bigsal
Sobre a Bigsal Canal de Denúncia Código de Conduta
Canal Bigsal Contato Para o Produtor Produtos Solicitar Atendimento Trabalhe Conosco Webmail Área do Revendedor
Solicitar Atendimento
Voltar 30 de Maio de 2024

Engorda de bovinos a pasto: qual plano nutricional utilizar?

Engorda de bovinos a pasto: qual plano nutricional utilizar?

A suplementação de bovinos a pasto é fundamental para que o pecuarista obtenha eficiência produtiva e resultados financeiros adequados. Na atual realidade do mercado, dificilmente o pecuarista que não faz o uso de alguma estratégia de suplementação consegue sucesso na pecuária. Desde uma simples mineralização até o uso de altos volumes de concentrado, como na terminação intensiva a pasto (TIP), o oferecimento de alimentos além da forragem é prioridade nos sistemas produtivos de gado de corte. Porém, nas últimas décadas, diversas opções estão à disposição dos produtores e muitas vezes surge a dúvida, qual a melhor opção para a minha realidade?

De maneira geral, ter pasto sempre será pré-requisito para o sucesso de quaisquer programas de suplementação. A qualidade e disponibilidade muitas vezes nos direciona para a escolha da melhor opção de plano nutricional. Assim, a depender da época do ano podemos utilizar estratégias mais precisas. Para a época das águas, por exemplo, a suplementação passa pela avaliação das estruturas disponíveis na propriedade, desta forma, seria interessante que os cochos fossem cobertos. Na impossibilidade deste tipo de estrutura, o uso de suplementos proteico energéticos ou mesmo a adoção de semiconfinamento podem ser alternativas interessantes, em razão do produto ter consumo relativamente rápido, reduzindo a ação da água das chuvas no suplemento.

Já no período seco, mesmo com a redução na qualidade do pasto, é fundamental que se tenha a oferta de massa de forragem. Os resultados positivos com a suplementação serão possíveis se o volume for suficiente para que tenhamos o adequado consumo de matéria seca. Neste sentido, o tipo de suplementação utilizado pode ser de alto consumo, como o uso de suplementos de proteico-energéticos ou concentrados para a realização da TIP.

Acima, apresentamos de maneira muito superficial as estratégias que poderiam ser utilizadas para a engorda de animais no período das águas ou na seca. No entanto, a definição e aplicação da melhor estratégia dependerá de diversos fatores, dentre eles temos: a categoria animal que se explora, o objetivo com cada categoria (manter ou ganhar peso), a época do ano (período de águas ou seco), a estrutura (divisão de pastos, bebedouros, área e tipo de cochos), capacidade operacional e de desembolso e, provavelmente, a principal característica seja a variedade forrageira existente e como se faz o manejo dela. Além das questões operacionais e de estrutura comentadas, é muito importante que se faça a avaliação econômica de cada cenário.

Determinar qual a melhor estratégia de suplementação em seu sistema de produção é uma questão para especialistas. A Bigsal, marca de soluções nutricionais da Trouw Nutrition, com forte presença nos estados da região Norte, como Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, além de atuar também em parte do Centro-Oeste, como no extremo norte do Mato Grosso, coloca à disposição dos pecuaristas sua equipe de técnicos capacitados a esclarecer essas e outras dúvidas.